segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Bolo de vinagre com creme de limão

Photobucket


Ingredientes:

Bolo:
5 ovos
250gr de açúcar
2 colheres de sopa de água
5 colheres de sopa de vinagre de sidra
Raspa de 1/2 limão
250 gr de farinha
1 colher de chá de fermento

Creme:
1,5dl de água
150gr de açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de maisena
2 colheres sopa de sumo de limão
canela q.b.



Preparação:

Unte uma forma redonda com manteiga de polvilhe-a com farinha.
Bata as gemas com o açúcar.
Junte a água morna, o vinagre e a raspa de limão e bata mais um pouco.
Acrescente a farinha com o fermento alternando com as clara batidas em castelo.
Verta para a forma e leve ao forno a 180º durante 40 minutos.

Entretanto prepare o creme:
Ferva a água com o açúcar, durante 3 minutos.
Misture os ovos com a maisena.
Junte a calda do açúcar a fio, misturando sempre.
Leve ao lume a engrossar e retire do lume.
Adicione o sumo do limão mexa bem e deixe arrefecer.
Regue o bolo e polvilhe com canela.

Bom apetite

9 comentários:

mesa para 4 disse...

Ai que delicia, que visão ...adorei...beijinho

Glau disse...

Quando vi o nome do bolo confesso que me assustei um pouco, mas quando vi a foto foi amor a primeira vista! Carinha maravilhosa deste bolo!

Bjos, Glau

Ana Powell disse...

Muito inovativo, gostei muito da recita. Já fiz foi vinagre balsâmico com morangos e os amigos gostaram.
O creme de limão por cima do bolo está com um aspecto excelente. Os meus para béns. Beijinhos xxx

Luisa Alexandra disse...

Estou fascinada...
Nunca ouvi falar de nenhum bolo com vinagre!
E que bom aspecto que tem... tenho de o experimentar, adoro novos paladares!

Margarida disse...

Pois eu sou muito apreciadora do bolo de vinagre que se faz na familia há muitos anos! E com esse creme deve cair que nem gingas!
Bjs

claudia disse...

Parece delicioso!

Alegna disse...

De pequenina tinha uma coleguinha de escola que em todas as festas, quer da escola quer de aniversário, a mãe dela fazia sempre o bolo de vinagre... eu sempre acahava super esquisito e costumava sempre torcer o nariz... mas isso acontecia só até eu dar a primeira dentda, depois tudo era uma delicia.

Obrigada por me lembrar esta maravilha... e se ainda por cima levar um creme de limão já tem que ser a glória!

Isa Lourenço disse...

Pois é meninas, este bolo engana muitas!!!!
A primeira vez que provei também eu pensei que soubesse a vinagre, e eu que detesto o cheiro e o sabor.
Provem e depois me dirão....
Beijos

Suzi disse...

Olá Isa! É só para te dizer que fiz este bolo e adorei! Até já publiquei e tudo! Beijinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin