domingo, 14 de dezembro de 2008

Bolo Mármore

Ainda não tinha feito este bolinho depois que casei e por estes dias resolvi fazer para o meu filho Martim levar para o colégio.
É um bolo que fica engraçado e não sabemos qual o resultado da mistura.
Este bolinho não foi feito com chocolate, mas sim com farinha de alfarroba e que ficou mais crocante
Um optimo substituto natural do chocolate.


Bolo marmore




Ingredientes:

100 gr de manteiga
200 gr de açúcar
1 colher de sobremesa de extracto de baunilha
3 ovos
100 gr de leite
270gr de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de farinha de alfarroba (ou cacau em pó)



Preparação:


Pré-aquecer o forno a 180º
Deitar no copo a manteiga, o açúcar, o extracto de baunilha, os ovos e o leite.
Bater 1 minuto, vel 6.
Juntar a farinha e o fermento e envolver 15 seg, vel 5
Untar uma forma e polvilhar com farinha e deitar metade dessa massa.
Juntar a farinha de alfarroba (ou Cacau)e envolver 10 seg., vel. 6
Deitar na forma por cima do creme "branco" e fazer alguns movimentos em espiral, com a espatula, para obter o efeito.
Vai ao forno cerca de 40 minutos.
Deixar arrefecer e servir.

Bolo marmore


Esta receita foi tirada o livro base

15 comentários:

Margarida disse...

Agora deixaste-me a pensar... também nunca fiz bolo mármore depois de me casar.. : )
E até gosto tanto! Obrigada pela lembrança! E gostei do facto de teres usado farinha de alfarroba. Bem mais saudável! : )beijinho

ameixa seca disse...

Acho que foi um dos primeiros bolos que fiz mas com chocolate. A alfarroba ainda não comprei... está pra breve :)

Isabel Pisoeiro disse...

Que delícia de bolinho, adoro!!
Amiga, tens um miminho no meu blog ;)
Beijocas

claudia disse...

Bolo mármore é um dos meus favoritos! Nunca tinha pensado na farinha de alfarroba!

Cristina Momentos Preciosos disse...

Isa,que ideia genial a da alfarroba,tenho que fazer estou super hiper curiosa!!!
Bjs

Isabelocas disse...

Este é o bolo preferido do meu marido e faço tão poucas vezes, mas o teu ficou perfeito .
Bjos

Canela disse...

Ficou bem bonito esse bolinho!
Desculpa mas para mim o chocolate negro ou cacau não tem substituto... ;)
Bj

Bimbygirl disse...

Adoro bolo mármore!!! Já comia uma fatiazinha desse, está bem bonito!!! Jokinhas

Laurinha disse...

nunca usei farinha de alfarroba....... preciso sapear!

Agora, este bolo ficou com ótimo aspecto, ficou sim! super apetitoso!

Beijinhos

mesa para 4 disse...

Ficou lindo...

Ana Powell disse...

Olá boas
Adorei a ideia de colocar farinha de alfarroba em vez de chocolate.
Da próxima vez que for a Portugal, tenho que trazer essa maravilha comigo.
O teu bolo ficou com um aspecto maravilhoso.
Desejo-te Feliz Natal e Próspero Ano Novo para a familia inteira.
Beijocas

Canela disse...

Isa
Um Feliz Natal para ti e família!

Femin Susan disse...

Your blog is very creative and colorful. your creations are extremely attractive. How did you cope with such ideas?.. Let your creations reach beyond our imaginations.
"A Merry X'Mas and A Happy New Year''

Talita disse...

O bolo ficou com um aspecto curioso, mas a massa parece tão macia! Parece delicioso! O gosto também se parece com o de chocolate?

Rita disse...

Que bela ideia! Feliz Natal

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin