quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Frango com Azeitonas e Arroz da Avó

Frango

Numa das minhas idas rápidas ao supermercado trouxe uma lata de azeitonas laminadas por engano.
Andava ela lá aos tombos na despensa, sem que eu soubesse que destino lhe iria dar.
Até que surgiu isto...........

A receita do arroz, posso dizer que é de família. A minha avó materna fazia assim o arrozinho para acompanhamento e que eu costumo fazer muito cá em casa e que adoramos.
Aqui fica a receita.

Frango

PARA O FRANGO

Ingredientes:

1 frango cortado aos bocados
1 cebola
2 colheres de sopa de azeite
1 lata de tomates
1 lata de azeitonas laminadas
1 folha de louro
1 caldo de galinha
150ml de água
Sal e pimenta


Preparação:

Num tacho colocar o azeite, a cebola picada. Vai ao lume até lourar.
Colocar o frango e refogar até que este fique dourado. Temperar com sal e pimenta
Juntar o tomate e deixar cozer por 10 minutos.
Adicionar as azeitonas laminadas, mexer um pouco, tapar o tacho e deixar cozer por 1 a 20 minutos.
Tirar a tampa e deixar mais 5 minutos para apurar.
Servir acompanhado de arroz.

Arroz

PARA O ARROZ

Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite
1 cebola
1 caldo de galinha
1 chávena de chá de arroz
1 chávena de água quente
sal
1 ramo de salsa


Preparação:

Num tachinho colocar o azeite e a cebola picadinha. Deixar refogar um pouco até que a cebola fique transparente.
Juntar o caldo de galinha e mexer até que fique desfeito.
Adicionar o arroz lavado e mexer um pouco.
Juntar a água, mexer bem e temperar com sal.
Colocar o raminho da salsa.
Tapar o tacho e colocar o lume no mínimo e cozer cerca de 10 minutos.
Desligar o lume não destapar e deixar acabar o arroz com o próprio vapor até que os grãos estejam cozidos.
Servir

11 comentários:

ameixa seca disse...

Eu adoro azeitonas, até as comia à colher :) Mas ficam bem melhor a fazer companhia ao franguinho ;)

Isabel Pisoeiro disse...

Esse frango deve ficar muito bom, tem óptimo aspecto!!
E o arroz da avó tb só pode ser delicioso!! São as melhores receitas... Bjs.

UMA CASA NO NORTE disse...

Gostei muito! Tem um aspecto muito suculento... Adorei.
Beijinhos

Ana Powell disse...

Olá boas.
Adorei as cores lindas com esse frango ficou.
Tem que estar delicioso.
Fico com a tua receitinha.
Beijocas

Canela disse...

O frango deve ser delicioso!
Tenho uma receita destas para experimentar.
Bj

CSS disse...

As receitas da família são um tesouro!

E já estou como a ameixa seca, azeitonas como-as aos sacos!

Bjos

Sarita disse...

Sem dúvida as receitas d´avó são as melhores!!

beijinhos.

PEPERMINT... disse...

deixei ficar um miminho para ti no meu blog
espero que gostes beijocas

PEPERMINT... disse...

mais um desafio no meu blog....

Talita disse...

Hummmmm!!! Essas fotos estão me deixando com vontade de almoçar de novo! Está com um cara de comidinha caseira... O franguinho está tentador!! Muito bom!

Ana Powell disse...

Vim agradecer a tua maravilhosa receita.
Não tenho vindo visitar-te pois estive em Portugal e acabei de voltar para a Inglaterra e tenho que organizar-me.
Até breve x

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin