terça-feira, 21 de julho de 2009

Bolo de courgette com limão e gengibre

PICT1240

Para quem tem plantação de courgettes nos quintais ou em pequenas hortas, nesta altura a abundância é grande.
A minha irmã tem a sorte de morar numa zona calma e com espaço suficiente para plantar alguns alimentos para consumo próprio.
E com tanta quantidade que ela me deu, a maior parte congelei, para fazer sopas para os pequenos e o resto deu para fazer este bolinho que a receita encontrei aqui.
A receita original leva gengibre, mas eu não coloquei.


PICT1238


Ingredientes:

250 gr de courgettes lavadas e raladas
3 ovos
raspa de 1 limão
130 gr de açúcar
2 colheres de café de fermento em pó
1 pitada de sal
200 gr de farinha
100 gr de óleo
1 colher de chá de gengibre ralado (não coloquei)


Preparação:

Ralar as courgettes, na parte mais larga.
Bater os ovos com o açúcar, a raspa de limão e o gengibre, na batedeira durante 10 minutos.
Entretanto à parte misture a farinha, o fermento e o sal.
Adicione o óleo ao creme dos ovos e continue a bater.
Junte a farinha, pouco a pouco, alternando com a courgette ralada.
Colocar a massa numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos ou até o palito sair seco.
Deixar arrefecer e servir.




PICT1243

18 comentários:

Cristina disse...

Já tenho algumas receitas de bolos com legumes, tipo agrião, para fazer, há algum tempo. Este ficou muito bem, com a textura bem fofinha e leve :)

Luísa Alexandra disse...

O aspecto está excelente.
E o sabor, o que achas? Nota-se a courgette?
A mim lembra os bolos com maçã ou pêra, que ficam bem húmidos e fôfos.

Isa Lourenço disse...

Luisa,

Nem notas o sabor da courgette.
Passa completamente despercebida.
De textura é como disseste, como se fosse um bolo de maçã ou pêra.


Bjocas

Gina disse...

Que legal, Isa, bolo de abobrinha! E como o sabor passa despercebido, é uma forma de fazer um bolinho saudável e de estimular até quem não gosta de abobrinha. Gostei.
Bjs.

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Tenho visto muitos bolinhos de courgette.. e como elas também abundam lá por casa acho que vou experimentar. Até porque este bolo tem um aspecto muito bom..
beijinhos

ameixa seca disse...

Eu gostava de ter courgettes, pimentos e beringelas em casa, mas não tenho espaço. Esse bolo deve ficar uma delícia :)

Sabores de Aromas disse...

Isa,
Esse bolinho está lindo.
E deve ser muito bom, nunca comi acho:) bolo feito com legumes, mas era capaz de gostar já que gosto de courgette.

bjs

Canela disse...

Isa
Gostei muito da textura do teu bolo.Hei-de fazer e com o gengibre.
Beijo

Abelha Maia disse...

Nunca comi desta forma, mas gostei muito do aspecto.
Ficou fofinho.
bjss

Mary disse...

Que maravilha de bolo! O limão e o gengibre dão um toque de frescura especial, bem adequado à época! :)

risonha disse...

fiquei super curiosa com este bolo...tem bom aspecto!

A Trofa tem Cozinheira disse...

a isto é que eu chamo UMA MENINA DE GRANDES IDEIAS!
MTO BEM!

beijokas

Isabelocas disse...

Já vi várias receitas de bolos com courgetes, mas faz-me alguma confusão, mas tem excelente aspecto.
Bjs

moranguita disse...

bem os bolos de courgette agora andam bem opulares aqui nos blogs
masis uma versao deliciosa.
beijinhos

Vânia Costa disse...

Que bom! Deve ficar mesmo muito bom... Eu adoro courgette! =)
O aspecto é óptimo!

Beijinho*

conceicao disse...

Tem um aspecto muito bonito.
Parabéns pelo blog

Luciana disse...

Isa, que novidade pra mim, bolo de courgette. Vou fazer com certeza, e ficou com uma aparência bem fofinha e úmida, do jeitinho que gosto. Receita aprovadíssima.
Bjos, Lú.

Anónimo disse...

Oi Isabel!! E a Maria da academia adorei teus bolos e parece ser muitos apetitosos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin