domingo, 2 de agosto de 2009

Um bolo e um aniversário - Bolo de Limão

PICT1328



Hoje é um dia muito especial para mim, pois comemoro os meus últimos 30 ;) (estou quase, mas quase, a entrar nos ..ENTAS).
Quem me visita, sabe a minha paixão por doces citicos e neste dia, não podia faltar um bolo à base de limão :)
Quando vi aqui, não tive dúvidas e decidi que seria o meu bolinho para este dia.
Para os apaixonados, como eu, aqui está o bolo perfeito, para um dia especial!!


PICT1327



Ingredientes:

Massa
2 xicaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de raspa de limão
2 xicaras de açúcar
3 colheres de sopa bem cheias de manteiga
2 ovos
2 gemas
1 xicara de leite


Cobertura
2 claras
2 colheres de sopa de manteiga à temperatuta ambiente
2 xicaras de açúcar em pó
suco de 1 limão
raspas de limão



Preparação:

Massa

Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte e polvilhe com farinha 2 formas redondas de 20 cm.
Peneire a farinha, o fermento e o sal para uma tigela e reserve.
Misture as raspas de limão com o açúcar até perfurmar e húmedecer um pouco o açúcar.
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até branquear. Junte as gemas, uma a uma, e depois os ovos inteiros, batendo bem entre cada adição.
Junte a farinha em 3 partes, alternando com o leite (termine com a farinha).
Bata bem até ficar homogeneo.
Divida a massa pelas 2 formas e vai a cozer cerca de 30 a 40 minutos (dependendo do forno, fazer teste do palito)
Deixe arrefecer e desenforme para rechear.



Cobertura

Bata a manteiga até ficar bem fofa e vá adicionando aos poucos uma xicara de açúcar até ficar um creme. Reserve.
Na batedeira, bata as claras em castelo bem firme e junte aos poucos a outra xicara de açúcar, até ficar um merengue brilhante.
Junte ao merengue o creme de manteiga com a ajuda de uma vara de arames e adicione o sumo de limão.
Misture bem.

Corte o bolo ao meio ou em três e recheie.
Cobra com a restante cobertura.
Cubra com raspinhas de limão.
Sirva

Infelizmente este bolo desde o inicio que correu mal, mas mesmo assim, saiu o bolo ;(


PICT1330

26 comentários:

mesa para 4 disse...

Mitos Parabéns :) Que faças muitos, sempre feliz :*

Marta Fernandes disse...

Olá Isa! Neste dia muito especial fica o meu voto sincero de um dia muito feliz na companhia de todos aqueles que te são queridos. Aproveita bem então todo este ano que aí vem, para poderes entrar em grande, na fase que se segue os tão queridos entas eu acabei de entrar nos intas. Tudo de bom para ti e o bolo ficou muito bonito! O que conta realmente é o nosso esforço!

Cinha disse...

Em primeiro lugar muitos Parabéns!!!
Que tenhas um dia muito feliz junto de quem mais amas, e uma longa vida cheia de amor e saúde!!!
Venham muitos "entas":))
Em segundo lugar...o bolo deve ser qualquer coisa de magnifico!!!
Beijinhos grandes e um forte xi coração.

Borboleta disse...

Muitos parabéns por mais um aniversário e também parabéns pelo bolinho que tem óptimo aspecto !!!
Bjs...

Marina disse...

Muitos parabéns!
E obrigada por nos presentear com este bolo que me parece muito bem!
Um dia feliz!
Beijinho.

gasparzinha disse...

Querida Isa, muitos parabéns!

Eu este ano festejo o último dos "inte", pois ando uma década atrás de ti.

Quem sabe não sopro as belas tb num bolinho delicioso como este?

Espero que tenhas um ano cheio de entusiasmo e alegrias, com a doçura que sempre nos trazes aqui nos teus paladares.

Beijinhos.

ameixa seca disse...

Muitos parabéns :)
O bolo correu mal? Não se nota nada :)
Está fantástico!

Abelha Maia disse...

Minha Querida, Muitos Parabens, espero que estejas a ter um dia o melhor possivel, muita saude, eu os enta já eramm...hehe.
Bolo delicioso e modéstia, ficou lindo e fofinho, adorava uma fatia.
Beijocas

Gina disse...

Isa, descobri mais coisas em comum, fazemos aniversário no mesmo mês e adoro os cítricos.
Ainda não decidi o que farei no meu aniversário.
Esse bolo todo coloridinho ficou uma graça.
Parabéns e tudo de bom pra você!
Bjs.

Canela disse...

Isa
Muitos Parabens!
Muitas felicidades!
Muitos anos de vida!
Esse bolo é bem ao meu gosto...vou levar a receita!
Beijinhos!

STA disse...

Querida Isa,
Muitos e muitos Parabéns!
Espero que estejas a passar um dia muito feliz junto dos que te são mais queridos...
Esse bolo correu mal? Quem diria... Engana muito bem...
Deve ser uma delícia...
Bjs grandes e tudo de bom

PS-> Não tiraste foto do interior?

vivie disse...

muitos parabens!
é bom chegármos aos "entas"é sinal que estamos cá!
muitos parabens...muitos anos de vida!

quanto ao bolo.....uma verdadeira delicia!
parabens pela decoração!


bjs**

sonia disse...

Parabéns atrasaditos antes de mais !! que contes muitos mais!!
em relaçao à receita propriamente dita...acho que nao me importava nadinha de provar!! ficou com uma apresentaçao tao simples e bonita.beijinhos grandes e boa semana!

Luísa Alexandra disse...

Muitos parabéns, que contes sempre muitos e bons anos, na companhia de quem mais amas e sempre com muita saúde!
O bolo é fantástico, e com o sabor que mais gosto!

anabenfica disse...

Parabéns pelo aniversário e pelo bolo!!

Beijinhos e que estejas daqui a 50 anos ainda estejas por cá a publicar receitas boas ;)

Suzi disse...

Parabéns Isa! Desejo-te muitas e muitas felicidades! Agora conseguiste disfarçar muito bem, o bolo tem um ar adorável! Beijinhos

Carlinha disse...

Q belo bolinho.
Deve ser optimo mesmo...

conceicao disse...

Muitos Parabéns!
O bolo com limão deve ter ficado delicioso.

a Trofa tem cozinheira disse...

Correu mal?! nao correu nada!!!
tu fazes cada bolo que eu até fico PASMADA!!! esta LINDO ISA!!!

BEIJOKAS e mtas felicidades!

Nani disse...

Feliz aniversário, bjs.

disse...

parabéns atrasados!!!
esse bolinho está lindo, mesmo amoroso!

argas disse...

Muitos parabéns atrasados, mas sinceros! Espero que tenhas tido um dia muito bonito! O bolo está uma gulosice! bjinho

RUTE disse...

Esses confetes comem-se?

As fotos estão liiindas!

Parabéns Isa. Também tou quase na tua idade. Mas sem pesar. Gosto da idade que tenho :-)

Beijokas!

sandraf disse...

Olá Isa,
Muitos parabéns. Humm não penses muito nos intas e nos entas porque o que interessa é vivermos e sermos felizes! Ficou lindo o bolo com os papelinhos coloridos.
Bjs

moranguita disse...

linda muitos parabens opor mais um aniversario.
fizeste um bolo especatcular.
felecidades

Ana Powell disse...

Olá Isa
Os meus parabéns, desculpa que sejam atrasados.
Apresentas um bolo lindissimo.
Muita saúde x

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin