terça-feira, 8 de setembro de 2009

Bolo de Ameixa





Com ameixas maduras na fruteira, a quantidade não dava para fazer compota e a vontade de um docinho, fez nascer este bolinho.
A acidez da casca das ameixas quase não se nota e se elas fossem vermelhinhas por dentro o resultado teria sido melhor ainda.
Tirei a ideia daqui, mas com uma massa um pouco diferente e bem mais simples.
Experimentem!!!








Ingredientes:

125 gr de manteiga
125 gr de açúcar
1 pitada de sal
2 ovos
250 ge de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 dl de leite






Preparação:

Pré aqueça o forno a 180º
Bater a manteiga vel. 4 até formar um creme.
Juntar o açúcar e bater 20 seg vel 3
Raspe as laterais do como com a espátula.
Com a máquina ligada, adicionar os ovos um a um e deixar bater mais um pouco até obter um creme fofo.
Coloque o leite e bata 5 seg. vel. 5
Peneire a farinha juntamente com o fermento e junte à massa e bater 10 seg. vel 5
Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com açúcar (bastante açúcar)
Corte as ameixas ao meio e retire-lhes o caroço. Caso sejam grandes corte as metades em rodelas grossas.
Coloque as ameixas viradas para baixo, cobrindo todo o fundo da forma e deite a massa por cima.
Bata com a forma na mesa para sair o ar da massa.
Leve ao forno cerca de 30 a 35 minutos ou até o palito sair seco.
Desenformar ainda quente
Servir



25 comentários:

Ana Powell disse...

Absolutamente maravilhoso desde a receita á apresentação.
Adorei as fotos. que cores magnificas.
Excelente x

Carina disse...

Um bolinho bem diferente e, acredito, que bem saboroso!!!!
Beijinhos :)

a Trofa tem cozinheira disse...

Isa esta lindo o teu bolo!!! mesmo bonito e devia estar mto bom!

sonia disse...

Ficou lindo. e as cores excelentes!! Boa forma de aproveitar a fruta. Beijinhos

Sabores de Aromas disse...

Olá,Isa
Está espectacular,adorei este bolinho além de estar lindo.Deve estar uma delícia,dava bem para o dia roxo:)



bjs

Abelha Maia disse...

Isa, uma maravilha, tu tens um dom...excelentes fotos, tudo o que vejo neste teu espaço dá-me vontade de provar logo.
Bjssss

Isa Lourenço disse...

Obrigada pelos vosso comentários carinhosos!!!

Mary: Não me tinha lembrado dessa, mas para esse dia tem que ser uma bebida ;)

Abelha: Queria, obrigada pelo teu elogio, tocou-me muito.

Bjos a todas

Isabel Pisoeiro disse...

Esse bolo ficou mesmo engraçado!! E como eu adoro ameixas, esse bolo para mim deve ser óptimo, já comia umas fatias! :P Bjs.

ameixa seca disse...

Que belo aspecto, não fosse eu fã de ameixas... sejam brancas ou vermelhas :)

gasparzinha disse...

Olha só esta cor liiiinda!
:)

TiTó disse...

Que bom :) E sabia muito bem uma fatia agora :)

Beijinhos doces**

RUTE disse...

Que bolo mágico! Realmente os olhos também comem e eu engordo só de olhar (que desgraça a minha!).

Manuela L. disse...

Isa que maravilha de bolo!!!
As fotos estão magnificas;)
Bjs

KINHA disse...

Olá!
Existem milhares de blogs nessa blogosfera desvairada. Poucos são especiais e interessantes, mas o seu está entre estes. Espero sua visita.Ese quiseres me seguir, eu te seguirei também.
http://amigadamoda.blogspot.com

♥ mesa para 4 disse...

Que bolinho tão bom e bonito ainda por cima :)

Gina disse...

Isa, ficou convidativo esse bolo.
Bjs.

argas disse...

Que aspecto delicioso!! Gosto muito de doces com ameixa!

Canela disse...

Isa
Parece optimo!Adoro bolos com frutas e a ameixa é uma boa sugestão.
Beijo

Café com Bolo disse...

Isa, conheci seu blog hoje e que prazer!
Seu blog é indescritível de tão lindo!
Já me tornei sua seguidora e te convido a conhecer o meu e se gostar, me linkar no seu....
O meu trata de assuntos variados, arte, novidades, leituras etc....acho que vai gostar.
Te aguardo lá.
Abraços

anabenfica disse...

Magnifica apresentação!!

Beijinhos

moranguita disse...

eu adoro ameixas pena nao ter nehumas em casa porque o bolo esta maravilhoso e fazia-o num instantinho.
beijinhos

Café com Bolo disse...

Oi Isa, muito obrigada por me seguir, também já coloquei você nos meus blogs favoritos.
É muito bom fazer novas amigas blogueiras!
Ainda mais dessa linda terra que eu amo tanto!
Beijos

Moira disse...

Olá Isa,
Este é um dos bolos que me trás muito boas recordações.
É um bolo tipíco da região alemã da Baviera, normalmente feito em enormes tabuleiros para depois se vender à fatia. Nos cafés é servido acompanhado com natas ácidas. Ai que saudades! Tenho que o fazer, mas acho que farei a versão original com massa de levedar. No entanto esta tua versão simplificada, está de se lhe tirar o chapéu.
Bjs
Moira

Mão na Massa disse...

Ficou maravilhoso! E a cor é linda!

Um bolo digno de uma dentada sim senhora!

O sabor da ameixa aí deve ser óptimo

Adorei
Beijinhos

Isabelocas disse...

Não sou muito apreciadora de ameixas, mas gosto nos bolos, ficou com lindo.
Bjs

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin