terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pavlova com ganache de pistachio

Pavlova com ganache de pistachio

Mais uma receita de Pavlova, um dos doces preferidos da minha mãe, ela que adora suspiro.
Quando faço em casa é mais a pensar nela e nesta altura é das sobremesas perfeitas para fazermos.
Esta receita é diferente, pois leva ganache de pistachio, mas o meu resultado não ficou como aqui, visto que a receita original leva pistachios frescos e como não encontrei, fiz com os salgados demolhados ;)
O resultado é realmente surpreendente.



Pavlova com ganache de pistachio


Ingredientes:

Para o suspiro
5 claras à temperatura ambiente
260 gr de açúcar
1 colher de café de sumo de limão
1 colher de café de raspa de limão
20 gr de farinha maizena



Para a ganache
180 gr de chocolate branco
250 ml de natas (1 pacote)
2 colheres de sopa de pasta de pistachio (descasquei os pistachios, demolhei e triturei)



Para decorar
Chantilly
Framboesas
Morangos
Kiwis



Preparação:

Prepare de véspera o suspiro, para isso bata as claras em castelo com o sumo do limão.
Quando fizer estiver mais consistente, junte o açúcar gradualmente e continue a bater até ficar uma mistura compacta e brilhante.
Adicione com uma espátula a farinha maizena e a raspa de limão.
Espalhe o merengue sobre um tabuleiro coberto com uma folha de papel vegetal, fazendo um circulo com cerca de 28 cm de diâmetro e 3 a 4 cm de espessura, ligeiramente côncavo no centro.
Coloque no forno durante 1 h 30m a 100º.
Uma vez terminado, desligar o forno e deixar o merengue arrefecer no forno.

Para a pasta de pistachio, descascar os pistachio colocar numa taça com água de deixar descansar cerca de 10 a 15 minutos.
Escorrer a água, secar bem com papel absorvente e triturar até ficar o mais moido possível.

Para o ganache (fazer também de véspera)
Colocar numa taça o chocolate branco e 50 gr de nata e vai ao micro ondas 2 x 30 segundos.
Mexer bem para dissolver o chocolate.
Adicione a pasta de pistachio e mexa bem
Adicione as restante natas e deixe arrefecer.
Colocar no frigorífico até á sua utilização.

No dia seguinte, montar a pavlova.
Aconselho a fazer o mais próximo da hora de servir.
Colocar o suspiro no prato de servir, colocar no centro o chantilly as frutas vermelhas por cima, os kiwi cortados ás rodelas e dispostos à volta.
Por fim, enfeitar com a ajudar de um saco de pasteleiro o ganache, em toda a volta da Pavlova.
Polvilhe com um pouco de açúcar em pó e sirva.

Pavlova com ganache de pistachio

23 comentários:

Luísa Alexandra disse...

Que colorido fantástico, até dá logo mais fome!!!

Abelha Maia disse...

Pois que dizer de tamanha maravilha, excelente como sempre, eu adoro suspiro.
bjss

Canela disse...

Bonita ficou e deve ser deliciosa!Fiquei curiosa com esse ganache...
Beijos

G' disse...

Nunca tinha ouvido falar desta sobremesa, mas já dei para ver que tem um óptimo aspecto.
Fiquei com vontade de provar, essa fruta toda e os suspiros abriram'me o apetite :D :D
Beijinhos*

♥ mesa para 4 disse...

Está linda :) e deve estar igualmente deliciosa hummm...

Carina disse...

Esta sobremesa é tão apelativa!!!!
Nham nham!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Adorei!!!!!!
Beijinhos :)

Gina disse...

Isa, que coisa boa!
Ainda ontem vi num programa de culinária a receita de uma pavlova e fiquei muito interessada em fazer. Agora que você nos deu essa, fiquei mais ainda.
Gostei principalmente dos pistaches.
Bjs.

pipoka disse...

Quem não tem cão caça com gato: acho que ficou igualmente bonito, ainda que não tenhas encontrado os pistáchios frescos (eu nunca vi à venda).

bjs

ameixa seca disse...

Eu adoro suspiros mas não consigo fazer nada disso no meu forno irregulável :) Ficou linda e deve ter ficado super saborosa!

Manuela © disse...

É uma sobremesa muito vistosa e certamente deliciosa :)

Manuela L. disse...

Nunca provei :( mas a ver este colorido todo até me estou a babar! lol
BJS

Laranja com Canela disse...

Que delícia. Ficou muito apetitosa.

conceicao disse...

Ficou super colorida.
Tenho que experimentar.
Bjs

anabenfica disse...

Magnifico!!

argas disse...

uau! :D Adorei!

gasparzinha disse...

Adorei este ganache! :)
Deve ser uma delícia.

Beijinhos.

Sabores de Aromas disse...

Isa,
Ficou excelente,além de que deve ser deliciosa.E com esse ganache...uma maravilha.



bjs

TiTó disse...

Delicioso :)

Beijinhos

Borboleta disse...

Quem resiste a uma sobremesa com este aspecto ? Está linda!!

moranguita disse...

que doce fantastico e bem apelativo sim senhora.
nao sabia que havia psitachos frescos.
beijinhos

Ana Powell disse...

Olá Isa
Excelente apresentação, muito professional.
Adorei o colorido.
A must do x

Cristina disse...

Bem, sempre que vejo a palavra pavlova até fujo :) É que ando com uma receita atravessada que já tentei duas vezes e sai-me sempre muito mal, a parte do suspiro. Mas na minha não leva a farinha, não sei se essa introdução fará a diferença... O que acontece é que quando vai ao forno a crosta fica óptima mas o interior acaba por ficar sempre xaroposo e sem "corpo". Fico muito frustrada, mas ao ver este... começo a acreditar que é possivel!!! Uma sobremesa divinal, leve e frutada :)

são33 disse...

ESTA PAVLOVA ESTA 5* COMO TODO O QUE TENHO VISTO AQUI

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin