quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tomate Seco



Na altura em que o tomate abundava na quinta da minha irmã, ela mandava-me uma boa remessa e que eu aproveitei para congelar.
Este ano resolvi também experimentar fazer tomate seco.




Ingredientes:
Tomate
Vinagre
Sal
Açúcar
Azeite
Alhos
Louro
Pimenta em grão

Preparação:
Lave bem os tomates e limpe-os de seguida com papel absorvente.
Corte ao meio e retire as pevides.
Coloque as metades limpas num prato viradas para cima (a pele fica para baixo).
Polvilhe com uma pitada de açúcar, sal e borrife com o vinagre (é só borrifar e não temperar)
Leve ao microondas por 25 minutos no total, sendo que, a cada 5 minutos se retira a água acumulada.
De seguida, leve ao forno a 200º por +/- meia hora para acabar de secar a pele do tomate.
Retire do forno e deixe arrefecer por completo.
Esterilizar um frasco com sistema de vácuo, colocar o tomate seco, os alhos descascados, o louro e os grãos de pimenta.
Deite o azeite até cobrir.
Tape e guarde.




17 comentários:

Marina disse...

Gostava imenso de experimentar secar tomate! Mas a opção de o fazer no forno não me tinha ainda ocorrido!
Fizés-te muito bem em aproveitar. E deve estár muito aromático!
Beijinhos.

Cinha disse...

Uso tanto tomate seco e nunca me ocorreu secar!!!
Ficou lindo e imagino o sabor, não deve ter nada a ver com o de compra!
Beijinhos grandes.

a Trofa tem cozinheira disse...

Tb adorava ter tomate seco!!! que Fixe Isa!!!

Nayara disse...

Olá amiga! Que coincidência! Estou há duas semanas querendo fazer tomate seco, e tenho também uma receita.
UMA DÚVIDA: onde na tua receita entra o vinagre, o açúcar e o sal????????????? Para que nunca fez fica meio perdido!
Beijos no seu coração, lindo final de semana para voce e todos os seus.

Isa Lourenço disse...

Querida Nayara,

Obrigada pelo alerta, de facto saltei essa parte na receita!!
Já está corrigido :)

Bjocas

Sónia Alexandra disse...

Ora aí está...para o ano pego nesta recitnha para fazer com o tomate que a tiazinha me manda. Beijinhos

Sónia Meirinho disse...

nunca usei!!! mas já ouvi dizer que dá um sabor delicioso nas comidas!! beijinhos

Margarida disse...

Ando há um tempão para fazer tomate seco e nunca mais.. Vou esperar pela próxima saca de tomates que vier da horta do avô e desta vez não vai escapar! Simplesmente adoro tomate seco. : )
Esses vidros estão lindos!
beijoca

ameixa seca disse...

Adoro tomate seco, caseiro ainda deve ser melhor que o de compra :)

gasparzinha disse...

O caseiro ainda é melhor do que o de compra!
:)

Beijinhos.

Verdinha disse...

e é bem bom certo Isa??? :)

Abelha Maia disse...

Nunca fiz, deve estar bem aromático.
bjsss

Mary disse...

Isa,
Está execelente,esse tomate seco.
também já estou a precisar de fazer.




bjs

conceicao disse...

Deve ser uma delícia!
Bjs

Jorge disse...

Adorei seu blog... vou passar a segui-lo. Também tenho um blog de receitas "caseiras", mas sou péssimo em doce, tenho mais de salgados.
Se quiser visitá-lo vá em: http://receitasdonego.blogspot.com

moonlight disse...

Adoro tomate seco e até costumo comprar uns frasquinhos caríssimos! Já vi uma série de receitas na net, mas nunca experimentei nenhuma porque todas demoram uma eternidade dentro do fogão, mas assim alternando o microondas com o fogão parece-me mais rápido e económico.
Bjs

Verena disse...

Isa, adorei esta sua receita e mais ainda pela praticidade e baixo custo!
Já fiz e foi aprovadíssima!
Acabei de postar no meu blog com os créditos,ok?
Um abraço!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin