quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Abóbora gratinada com anchovas





Quando partimos uma abóbora, normalmente o que fazemos são os tradionais cozidos com abóbora, sopas e compotas.
Para quem quer inovar em relação às receitas com a abóbora esta é muito boa. Serve de acompanhamento ou como entrada numa refeição.
A anchova aqui faz toda a diferença, para quem gosta, claro!!
A receita é daqui




Ingredientes:
300 gr de abóbora cortada aos quadrados
1 lata de anchovas
Queijo ralado a gosto (na receita não faz referência a nenhum tipo, mas eu usei mussarella)
1 colher de sopa de azeite
Manteiga



Preparação:
Unte uma forma com um pouco de manteiga.
Numa tigela coloque os filetes das anchovas com o azeite e desfaça com a ajuda de garfo.
Coloque uma camada de abóbora cortada aos quadrados, de seguida deite um pouco do molho das anchovas e coloque uma camada de queijo.
Coloque novamente outra camada igual.
Por fim coloque pequenas "nozes" de manteiga por cima.
Leve ao forno pré-aquecido a 150º coberto dom papel vegetal, vai a cozer cerca de 30 minutos dependendo do forno.
Sirva.


Nota:
Não aconselho a colocarem sal nesta receita, visto que as anchovas são salgadas e mais o sal do queijo, depois fica salgadissimo.

18 comentários:

Mari - Strawberrycandy disse...

Óptima escolha e sugestão!
Ficou fantástica, assim gratinada!!
Beijinhos

TiTó disse...

Aspecto divinal :)

Beijocas

Sónia Meirinho disse...

eu nunca provei anchovas!! mas tem um aspecto super suculento e delicioso!! muito bom mesmo! beijos

Verdinha disse...

Nunca comi anchovas, mas sou mt dada a novos sabores, aqui está uma bela maneira de experimentar!

Luísa Alexandra disse...

É mesmo uma receita bem diferente, mas eu aprecio imenso novas receitas, novos sabores, novas experiências!

SoraiaSilva disse...

Que aspecto maravilhoso!!
Já estou com água na bosa :p
Beijinhos*

gasparzinha disse...

Eu tenho duas coisas em sobra: abóbora e ideias para cozinhá-la!
O que me falta é tempo e uma cozinha arrumada. :) :) :)

Adorei a sugestão. :)

Beijinhos.

ameixa seca disse...

De abóbora gosto, anchovas é que nunca provei. Tenho que ver se compro, mas o frasco é minúsculo e custa tanto dinheiro que eu perco logo a vontade he he

conceicao disse...

Ficou espectacular!
Bjs

a Trofa tem cozinheira disse...

è bem diferente sim ISa!!! nunca comi....deve ser bom se calhar!!!! BOA!

disse...

humm já tinha visto num programa da rtp 2 assarem abobora no forno... fiquei tentada em fazer. delicia!

João Mario disse...

Que delícia de receita! Adorei o blog e já estou seguindo. Um abraço

João Mario
http://picadinhodebacana.blogspot.com

Abelha Maia disse...

Nunca comi anchovas, nem sei bem porque, mas que têm bom aspecto, têm.
bjsss

»¤Þ䵣䤫 disse...

Isa que delicia de receita! Super diferente! Ameiiiii! Parabéns! Bjinhos

Mary disse...

Bem, eu nunca provei anchovas, fiquei intrigada com esta combinação...hehehe:)

Cherry Blossom disse...

Olá Isa!
vim conhecer sua cozinha e logo na primeira visita encontro algo que eu adoraria experimentar. Abóbora e anchovas duas coisas que gosto muito mais ainda não ousei misturar. E tem um lindo aspecto, algo que muito me apetece...
Um beijinho pra ti e muito obrigada pela visita, comentário e por estar seguindo meu blog. Estou seguindo o seu também!

Mary disse...

Olá,Isa,
Ficou com um aspecto excelente,essa abórora e deve ser uma delicia.

bjinhos
Bom fim de semana

Precisina disse...

Ehm, spero si capisca: graziegraziegrazie per la bellissima sopresa!!! Baci da Roma, Nadia.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin