segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Galaktoboureko de laranja



Esta sobremesa, é daquelas que devemos fazer, pelo menos uma vez na vida!!!
E eu já fiz ;)
Uma sobremesa típica da Grécia, composta por camadas de massa filo, creme e por fim encharcada com xarope de laranja.
Parece complicado de fazer, mas não é!!!
O mais complicado é dizer o nome ;)
Aqui fica a minha versão!






Ingredientes:

375 ge de massa filo
100 + 100 gr de manteiga derretida
800 ml de leite
4 ovos
6 gemas
90 gr de semolina (usei semola de milho)

Xarope:
300 gr de açúcar
raspa de 1 laranja
sumo de 1 laranja





Preparação:

Leve o leite a ferver com a baunilha. Reserve.
Numa tigela grande bata os ovos, as gemas e o açúcar. Junte o leite a fio, mexendo sempre para não cozer os ovos. Junte a manteiga e a semola de milho e misture bem.
Coloque a mistura novamente no tacho e leve a fever até engrossar. Deixe arrefecer.

Entretanto faz-se o xarope:
Num tacho coloque o açúcar a raspa da laranja e o sumo. Mexa bem e leve ao lume a ferver .
Assim que comece a ferver desligue o lume.

Num tabuleiro rectangular coloque uma camada de massa filo untada com manteiga derretida.
De seguida coloque um pouco do creme.
Coloque outra camada de massa filo, sempre untada com manteiga. Mais um pouco de creme. Terminando com massa filo.
Leve ao forno a assar cerca de 30 minutos a 160º.
Retire. Deite por cima o xarope embebendo todo o bolo.
Deixe arrefecer.
Leve ao frigorífico cerca de 30 minutos e sirva.


17 comentários:

Mari - Strawberrycandy disse...

Bem, deixaste-me mesmo a babar,...que delícia,....
Beijinhos

A Autora do blog disse...

De facto, o nome é complicado mas, isso não interessa.
A sobremesa tem um aspecto muito guloso.
Deve ser uma delicía.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

são33 disse...

MENINA...QUE TENTAÇÃO , QUASSE BABEI O TECHADO, ADOREI.
BJS

conceicao disse...

Tem um aspecto divinal.
Bjs

Maria José disse...

Que coisa deslumbrante para a minha vista...

Bjinhos
Papinha Doce

argas disse...

Esse doce tem tudo para ser uma delícia!

Verdinha disse...

epah é da grécia mas eu fiquei foi com os olhos em bico!! Ok ok... se dizes que ´+e obrigatorio esta anotada, aiaiaia, tanta caloria junta :D

Nayara disse...

ai, ai, sou principiante e não sei o que é massa filo.
Parece tão gostosa bem que gostaria de fazer.
Beijos, e me visita que tô com saudade. Apelação? Nada, saudade mesmo, e sem vergonha de falar kkk.
Linda, maravilhosa semana para voce!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Luísa Alexandra disse...

Realmente o nome é meio estranho, mas a sobremesa tem um aspecto tão guloso!

Gisela disse...

Que bom aspecto!!! Se tem que ser feita será.
beijos

Ana Powell disse...

Um nome bem complicado de pronunciar, mas bem fácil de comer.
Pura tentação ♥

ameixa seca disse...

Jasus, que pecado grego :) Parece uma delícia!

Catarina disse...

Eu quero comer essa coisa impronunciável!

fénix renascida disse...

Tem aspecto de comer e chorar por mais...


Olá, bom dia:)

Visita os meus blogs:

-FRUTO DO MEU VENTRE, AMOR DA MINHA VIDA;
-CARPE DIEM;
-DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE

moranguita disse...

pode ter um nome pro esquisito mas esta de nso fazer babar.
eu ja estou
beijocas

Verdinha disse...

ora ora agora que vinha ver a receita para fazer nao tem a quantidade de açucar! :) ja andei a pesquisar, devem ser umas 300 gr nao?? Beijinhos

Isa Lourenço disse...

Olá Verdinha!!!

Como não tem a quantidade de açúcar??!!!

O "bolo", não leva açúcar porque depois tem calda :)

Bjocas

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin